rss facebook google

O EVANGELHO ATUAL


ESTE BLOG TEM O OBJETIVO DE DIVULGAR O EVANGELHO BÍBLICO ONDE DEUS É O CENTRO NÃO O HOMEM! MAS PARA QUE VOCÊ ENTENDA OS ESTUDOS E ARTIGOS PRECISA SABER EM QUE CONTEXTO VIVEMOS HOJE.

ESTE É UM RESUMO DO MEU PONTO DE VISTA DO EVANGELHO ATUAL OU MELHOR DA RELIGIÃO PREDOMINANTE.

Muitas são as diferenças do evangelho bíblico com o ensinado nos dias de hoje, existem varias coisas que fazem a palavra de Deus perder o foco, e sua essência real. É interessante analisar que mesmo nos primeiros séculos descuidos são vistos, alguns séculos depois da geração dos apóstolos, alguns líderes começaram a se desfocar até o ponto de chegar a igreja católica que dominou boa parte do mundo até o seculo 16, onde a bíblia era só um enfeite, mas através da reforma protestante o evangelho voltou e foi como no passado. A Reforma combateu ideias e filosofias humanas, que estavam se fundindo com a palavra de Deus.

Meu intuito não é falar de história, mas ela nos ajuda a perceber as coisas e dá apoio, vou juntamente com você pensar e analisar as escrituras, para saber se vivemos ou não o evangelho primitivo, bíblico, deixado pelo nosso senhor Jesus Cristo. Em cada ponto veremos como as coisas devem ser, e como faremos para nos manter debaixo da vontade de Deus, pois a palavra é completa e nos dá todas as ferramentas necessárias, quando agimos errado é porque desfocamos e fomos imprudentes.

Se tem algo necessário nos dias de hoje é nos certificar que vivemos segundo a vontade de Deus, esse artigo é um protesto contra o desfoque de nosso tempo em relação a palavra de Deus, o meu intuito é levar  você a pensar e tirar suas próprias conclusões, usando a Bíblia sagrada, esse artigo foi escrito com muito amor pois o único intuito dele é levar o leitor a Deus e ajuda-lo a glorificar ao senhor Jesus verdadeiramente, para alguns esse artigo será um choque, outros dirão eu sabia que tinha algo errado e outros talvez o ignorem.

1. Como começa um distanciamento de Deus?

O velho testamento nos da ricos exemplos de como pessoas e nações se afastam de Deus, vemos no livro dos Juízes uma constância grande disso. Toda vez que o povo desviava da palavra, Deus levantava um líder ao qual ele mesmo capacitava com sua graça, para trazer o povo a de volta. Esse líder fazia uma faxina espiritual derrubando ídolos, acabando com a injustiça, e trazendo o povo para um conserto com Deus.

Vemos no livro de 1 Reis, 2 Reis,1 Cronicas e 2 cronicas o mesmo princípio acontecendo, o povo ficava debaixo da vontade de Deus e sua benção durante o reinado dos reis que eram fiéis, pois influenciavam de forma correta o povo, mas logo se desviavam quando não havia sabia direção ou um rei ímpio que não honrava a Deus

Quanto tempo é necessário para um afastamento da palavra?

Isso depende muito vemos em (juízes 2:1-2). Pouco tempo depois da morte de Josué o povo já estava desobedecendo as ordens diretas de Deus.

O povo estava deixando de ser separado no sentido espiritual e se misturando com os habitantes da terra, vemos no livro de “2 cronicas 36:5 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do SENHOR seu Deus". Jeoiaquim era filho de Josias um dos maiores reis que Judá teve, usado poderosamente para trazer o povo de volta a Deus e sua palavra, porém seu filho não seguiu a mesma fidelidade e o povo também se corrompeu, com isso eles foram entregues aos seus inimigos.

Não dá para afirmar quanto tempo é necessário para um desfoque da palavra de Deus, pois temos exemplos de homens que foram usados pelo Senhor e mesmo assim perderam a direção como o Rei Saul “1 Samuel 13:8 ao 14”

O que eu quero deixar evidente é que o homem corre este risco, sempre basta uma geração ou poucos anos para heresias se fundirem com a verdade e termos um evangelho misto ou parcial que é a mesmo coisa que não ter evangelho. Porém um evangelho parcial é o suficiente para os homens se acharem justos e se sentirem seguros. Nos últimos 100 anos o evangelho começou e perder seu foco pouco a pouco, se você pegar a foto de um jovem de 20 anos e depois uma dele com 100, com certeza terá uma aparência bem diferente embora foi um mudança sutil ao longo dos anos, assim também tem acontecido com a palavra de Deus.

Como acontece o afastamento da palavra?

Este é o ponto principal deste artigo, um afastamento da palavra só acontece quando a palavra deixa de ser priorizada, pode sobrar partes ou tradição, mas a palavra em si com sua essência pode ser destruída. Toda vez que a Escritura é esquecida o povo se afasta de Deus e começa a seguir seus pensamentos e idéias próprias, isso é inevitável sem a bíblia o homem se corrompe e desfoca da vontade de Soberana.

Nós não podemos pensar que conhecemos a vontade de Deus sem sua palavra, a mente de Deus não é como a nossa e seus caminhos são bem diferentes (Isaías 55:8). É impossível o homem permanecer em Deus sem sua palavra como condutor, o erro dos juízes e reis que saíram da vontade do Senhor, foi "FAZER AS COISAS DO SEU PRÓPRIO JEITO". O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, exatamente por isso, sem temor de Deus os homens se afastam da vontade de Deus revelada na sua palavra.

Nesse momento  você pode estar pensando: "bom, mas o que mais temos hoje são igrejas cujo culto é sempre baseado na palavra, como pode o evangelho estar na sua maior parte corrompido?" 

Como pode uma pessoa ter a bíblia e mesmo assim se perder?

Isso tem acontecido com muita frequência, pois a bíblia relata histórias verdadeiras, exemplos a serem seguidos, mandamentos a serem obedecidos…. Porém cada palavra está dentro de um contexto e a bíblia é dividida em 2 alianças, a forma certa de ler a bíblia é dentro do contexto dela inteiro, dos livros e dos capítulos, sempre respeitando o estilo literário do autor. Devemos averiguando para quem aquela orientação ou promessa está sendo dada, também deve ser analisado quem fala, o que fala e se Deus esta aprovando aquilo.

Por exemplo, vemos no livro de Jó que é um livro fabuloso, situações onde o discernir é tudo, a maior parte do livro é um diálogo entre Jó e seus amigos, as declarações feitas por seus amigos formam um misto de verdades e inverdades, pois no fim do livro o próprio Deus condena a teologia deles, e ordena a Jó que ore por eles.

Eu já vi muitas vezes pessoas usando declarações dos amigos de Jó que foram condenadas por Deus, para fazer doutrinas, dar conselhos para agir etc. Ai uma pessoa em uma igreja diz:

"Fulano só prega usando a bíblia!". Hoje em dia isso não é mais o suficiente, pois eu posso usar a bíblia fora do contexto ou fazer interpretação "alegórica" que também é uma pratica bem usada. A bíblia tem que ser lida dentro de contexto, as interpretações tem que ser feitas em equilíbrio com o resto da própria Palavra, pois ela é perfeita e nunca se contradiz.

No próximo ponto vou mostrar exemplos de como a bíblia é tirada de contexto e como isso tem sido destruidor para o evangelho de Jesus Cristo. Quero deixar claro que 99% das pessoas que fazem isso, não fazem de forma intencional, não é uma atitude maliciosa! Mas não deixa de ser errada e causar estragos, falaremos mais sobre isso nos próximo ponto.


2. Os erros que tem sido cometidos em relação a Bíblia.

Porque é tão grave tirar a bíblia do contexto? É grave pois você passa a esperar por exemplo uma promessa que não foi feita a você, crer em uma coisa que não foi dita por Deus, você começa a perder a noção da revelação bíblica e entrar no misto de palavras e opiniões humanas.

Sabemos que nossas atitudes e decisões são feitas com base naquilo que cremos e sabemos! Se creio de forma errada e entendo de forma distorcida, fatalmente estarei agindo de forma imprópria.

É comum ouvir expressões como: “Deus, porque não me ouve?". Deus tá dizendo fulano de tal, porque não me ouve? Mas entenda uma coisa, as pessoas podem estar ouvindo e lutando para praticar tudo que sabe, mas a pergunta é, isso é realmente o que Deus ta dizendo ou é um misto? Já viu a brincadeira do telefone sem fio? É mais ou menos isso que acontece.

Tirar do contexto.

Isso é fatal e uma atitude maligna! Se você pega um palavra e a coloca em outro contexto estará distorcendo a verdade. "E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus". Mateus 4:6,7”

Observe a tática do diabo, ele usou um versículo do salmo 91 para apoiar sua mentira, porém toda vez que algo é colocado fora do contexto, vai entrar em conflito com outra verdade bíblica, Jesus provou isso pois respondeu com um ensinamento bíblico. Muitos se baseiam em fundamentos fora de contexto e isso é para enganar pessoas, ainda que não seja proposital, mais a frente vou explicar isso.

É comum pessoas terem uma ideia para fazer uma pregação e procurarem na bíblia uma passagem ou um versículo que dei a entender que apoia aquela ideia. Mas isso é usar o texto de pretexto, o correto é deixar que o autor inspirado, diga o que de fato quer dizer. Não existe na Escritura um homem de Deus que tenha usado ela de forma a distorce-la ou fora de contexto, vou resumir a seguir as práticas mais usadas de distorção bíblica.

Afirmações de promessas ou ensinamentos

Está é uma prática comum, usar um mandamento do velho testamento ou promessa para levar as pessoas a agirem da forma incorreta, ou usar um versículo isolado para fortalecer uma teoria, mas quando você analisa o contexto verifica que aquela promessa foi feita para um individuo ou um povo específico. Alguém pode questionar: "mas Deus não quer meu bem e felicidade?" CLARO QUE SIM! Mas estamos sujeitos a vontade de dele.

As pessoas creem que se tiverem muita, muita, muita fé, nunca enfrentaram problemas, a saúde será sempre perfeita… isso não é verdade! Visando nosso crescimento ou sua própria gloria, Deus pode permitir situações como fez com Jó, observe essa passagem:
"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal." (Jó 1:1 e 8)

Deus declara Jó como reto, justo, mas visando sua glória ele permite a situação que Jó enfrentou, não me venha nenhum pregador sem noção, dizer que Jó enfrentou aquela situação porque pecou ou não tinha fé, pois o próprio Deus afirmou que ele era justo. Nos dias de hoje quando uma pessoa enfrenta uma situação ruim ela é tratada muito mal ao invés de ajudada e consolada, ela é criticada e severamente atacada! Como se seus problemas fossem por falta de fé. Interessante que essa era a teologia dos amigos de Jó.
"Decerto os seus filhos pecaram contra Deus, e ele os castigou como mereciam. Agora volte para Deus e ore ao Todo-Poderoso. (Jó 8:4,5 – tradução na linguagem de hoje)

Na visão deles era impossível acontecer algo ruim na vida de alguém realmente de Deus. Ao invés de apoiarem um amigo necessitado, eles o atacaram com muita força e o humilharam. Existem muitos evangélicos assim hoje! Se essa for sua visão de fé com certeza você deve agir como um monstro sem amor, observe o que Deus acha de quem pensa assim: "Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.(jó 42: 7,8)

Interessante não é verdade? Talvez venha o seguinte pensamento: "Porque Deus permitiu isso com Jó?". Deus permitiu porque o cristão esta sujeito a vontade de Deus, o Senhor foi glorificado nessa situação! pois embora jó falou muitas coisas negativas, não pecou, mas creu no senhor exclamou com força: “MEU REDENTOR VIVE”. Para entender melhor leia: A SOBERANIA DE DEUS

Eu não quero que você pense que a bíblia ensina a conformar com as situações! Quando enfrentamos situações ruins devemos orar, buscar ajuda de Deus, pois temos que seguir a vontade revelada por Deus na bíblia, e ele nos manda clamar por socorro a ele. Porém existe a vontade oculta de Deus, essa não sabemos, Jó não sabia do dialogo entre Deus e o diabo. Mas o ponto é que o cristão verdadeiro nunca retrocede pois confia em Deus, não na situação, e luta para a glória de Deus, falaremos mais sobre isso depois.

Versículos isolados

Essa é uma das práticas mais devastadoras, inclusive foi a que Satanás usou na tentação de Cristo, aqui o principio é usar uma passagem bíblica para apoiar uma ideia formada pelo homem, vestida com uma capa de santidade. Existem muitos pregadores que fazem isso, em sua preguiça ficam lendo livros e livros de auto-ajuda e psicologia (nada contra essa literatura) mas um pregador cuida dos interesses de Deus e fala sobre o Evangelho.

Muitos usam colocações inteligentes e depois buscam um versículo para apoiar na bíblia. Simples, por exemplo eu leio uma matéria sobre gente pró-ativa e gente re-ativa ai pego a passagem das 10 virgens e explico que era a linha de pensamento de cada uma etc… será um sermão super inteligente e bacana mas não vai alimentar seu espírito! Não é o evangelho! não tem poder! Eu falei da bíblia mas não o contexto exato do que a passagem ensina. 

Vejamos mais exemplos, tem uma passagem em Isaías onde é dito “ide e comprai sem dinheiro” eu já vi muitos sermões onde isso vira uma orientação de como usar a fé fazendo prestações e dando cheques pela fé, uma grande imprudência! Mas o que o texto dentro do contexto esta dizendo é que o povo de Israel, que estava no exílio por ter pecado contra Deus deveria pedir misericórdia, o comprar sem dinheiro era porque eles não tinham nada para negociar com Deus seu Livramento, dependiam exclusivamente da misericórdia. 

Outro exemplo, quando Jesus diz: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido(Mateus 5 17,18)

Muita gente usa essa passagem para apoiar a lei do velho testamento, principalmente na questão de guardar o sábado, se você falar que tem que guardar o sábado inspirado nessa passagem usando como versículo isolado pode até se enganar, mas o que fazer então com (Colossenses 2:16-17). Talvez seja este o texto mais importante de toda esta discussão, porque ele claramente menciona o dia do sábado como parte da sombra que foi substituída por Cristo. O sábado não é para nós hoje, nos evangelhos nós vemos Jesus quebrar o sábado varias vezes, e criticar a hipocrisia dos líderes religiosos.

O leitor talvez se questione, mas o que Jesus quis dizer em (Mateus 5:17,18) ? a palavra lei tem vários significados, pode ser a lei do Espírito como em Gálatas 5, lei mosaica com costumes, festas e rituais, e também a lei moral de Deus que nunca muda, Deus é imutável, seu caráter, santidade, bondade… nunca vão mudar! A lei moral de Deus é vista nos 10 mandamentos (Êxodo 20:1 ao 17) . Essa nunca vai mudar, pois Deus não muda seu caráter, mas pode se quiser mudar sua forma de agir como quando fez outra aliança com o homem, que na verdade já estava determinada antes da fundação do mundo em Cristo. A lei que Jesus disse é essa, a lei moral de Deus vista nos 10 mandamentos. 

Dentro dos 10 mandamentos a única coisa que mudou foi o guardar o sábado, pois Jesus aboliu essa prática (não preciso nem explicar que ele tinha autoridade para isso ?). Sempre um versículo isolado vai quebrar o sentido literal da bíblia, e ela nunca se contradiz, falar que Jesus mandou guardar o sábado é acusá-lo de dupla personalidade, porque a bíblia diz que não é mais necessário.

Recentemente eu vi um líder de um ministério muito grande que apoia o aborto, o que é  um absurdo! Ele usa uma passagem isolada de (Eclesiates 6:3) que fala que era melhor ter sido abortado do que viver sem sentido, o texto fala sobre proposito de vida não de aborto, e o próprio salomão diz: "Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios".(eclesiaste 8:8)

Eu não vou gastar tempo para falar do aborto pois é mandamento não matar! Mas o fato é que os evangélicos, não tão nem ai com a bíblia! A afirmação desse sujeito é uma prova, seu status tem mais peso que as escrituras, para seus seguidores, se fosse só isso ainda passava mas tem muito mais.

Esse mesmo pregador usa uma expressão interessante ele diz “não é questão de fé mas de inteligência” ta ai um detalhe, virou tão normal distorcer a palavra e por acréscimos, que a única alternativa é essa, quando o pregador sem temor tem um ponto de vista, mas a bíblia condena, ele a molda a sua ideia e diz: "É questão de inteligência! Ou tem que entender com espírito! E muitos outros jargões malignos."

Se eu for dar todos os exemplos que já vi, posso escrever um livro de 1000 páginas, mas fica ai estes exemplos. Com isso imagine como anda o evangelismo?

Antes de continuarmos, assista com muita atenção esses 2 videos. Eu insisto assista! preste atenção.




Veja a segunda parte, com um exemplo perfeito.







O perigo da pregação intelectual

Pregação intelectual é aquela que procura lógica em tudo, a bíblia é um livro de lógica, mas dentro dela não fora. Por exemplo um pregador que não estuda a bíblia como deveria e tem muitos! Ele é buscado para dar uma orientação sobre o significado de uma passagem como a de (Romanos 9:11 ao 16) Com certeza não terá a humildade de estudar ou dizer não sei, mas vai deduzir com uma lógica humana.

A pregação intelectual é aquela que o pregador lê a bíblia e depois põe em sua mente, molda a sua ignorância depois vomita sobre o povo algo reduzido a lógica e não a revelação bíblica, as pessoas hoje não conhecem o Deus da bíblia por isso, o que tem em suas mentes foi fabricado por sua concepção equivocada.

Escute bem, a bíblia é para ser aceita pela fé pois é uma revelação divina! Vai ter vezes que ela vai te surpreender, é a revelação de um Deus infinito e sua forma extraordinária de operar, como pode o homem entender tudo? Não pode ele aceita pela fé.

A forma certa de pregar o evangelho é pela pregação conhecida como “expositiva”. Não molda ela na cabeça e vomita diluída a raciocínio humano. Muitos pregadores usam a bíblia de base para a psicologia, humanismo, etc. Mas  ela em si não é ensinada, ai você junta uma pessoa carismática e inteligente, pronto o povo engole tudo. Não quero dizer que os conselhos são ruins, na verdade são muito bons mas você não precisa de um pastor para isso, leia um livro sobre o assunto, precisamos aprender sobre Deus.

Se você está lendo isso e acha que eu estou exagerando, é bem possível que você seja de uma igreja que prática uma boa e respeitosa interpretação da bíblia. Você é privilegiado, pois como eu já disse, nosso país está infestado de misticismo, sincretismo e desleixo com a Escritura sagrada. O que relato aqui é a realidade de muitas pessoas.

Pode ser também que você está lendo isso, e que esta pensando, qual o problema de se fazer essa interpretação? ou  talvez você pense: "quem disse que a forma de pregar a bíblia é expositiva?" A bíblia diz isso! Ela é nosso manual de fé, devemos imitar ela, nenhum apóstolo jamais pregou diferente disso! Até porque é um perigo, imagine 2 séculos de distorção, opinião própria, ideias e doutrinas fora de contexto. Pouco a pouco você sai completamente da essência. Analise essa passagem das escrituras (leia atos 2: 14 ao 42). A pregação de Pedro foi totalmente expositiva, ele cita a bíblia exatamente como escrita, expondo o profeta Joel e os salmos, depois anuncia a boas novas de Jesus Cristo. Perfeito! Tá ai o exemplo, e em toda bíblia, eu como Cristão prefiro imitar os apóstolos e obedecer a bíblia do que Satanás que foi o único a usá-la de forma imprópria.

Outro detalhe, os capítulos e versículos da bíblia foram colocados na idade média, para facilitar os sermões, achar referencias. Mas originalmente, são cartas, você lê uma carta do fim? Para ter sentido vai do inicio e da sequência até o fim. Assim eram lidas as cartas apostólicas na igreja primitiva (primeiro seculo).     

Vamos pensar um pouco!

Eu poderia citar outras coisas, mas até ai é o básico por enquanto, também poderia falar de revelações que muitos recorrem muitas vezes, mas meu maior objetivo aqui é falar com quem já tem uma base bíblica e usa a cabeça, questões como revelação a única coisa que posso dizer é que a palavra de Deus já esta completa não se tira nem acrescenta nada, e quem faz isso esta em maldição como diz o apóstolo João (apocalipse 22:18,19) Agora pense comigo, como disse no início o século 21 está na maioria fora da bíblia, e isso começou basicamente no século 19 e tomou uma proporção violenta no século 20, principalmente nos países de terceiro mundo como o nosso, imagine dois séculos saindo do foco principal cada vez mais e mais, onde vamos parar?

“Imagine que você fosse um grande rei sábio e justo e sai de viajem deixando por escrito muitas recomendações para seus servos seguirem. Mas com o passar do tempo, eles começam a fazer e interpretar as instruções de seu próprio jeito, e para não chamar atenção começa a tirar do contexto a suas palavras que é o mesmo que por palavras na sua boca, FALAR QUE VOCÊ DISSE COISAS QUE NÃO FALOU! Quando você voltar este reino estará bem diferente do que você imaginava, não concorda?”

É o que tem acontecido hoje! Caro amigo eu oro para que você esteja compreendendo.

Os pregadores atuais são maus?

Eu creio que a maioria não é, eu nunca conheci um pastor que não pregasse com certeza que falava o certo, não estou dizendo que não existem realmente mercenários, mas que a maioria é ignorante a cerca da palavra e isso não é maldade é sua tradição. Você aprende assim, crê assim e trabalha assim! Eu mesmo estou hoje explicando estas coisas pela pura misericórdia de Deus, que abriu meu entendimento pela sua infinita graça da qual não sou merecedor. Eu fui muitos anos um pregador anti bíblico sem saber, pois a nossa teologia atual é errada, porém é predominante e geralmente o pensamento humano é que "a maioria sempre tem razão"

A principal questão são as consequência do afastamento central da palavra, e a proporção que isto toma.

Uma defesa a teologia.

Antes de encerrar este artigo, eu vou fazer uma defesa a teologia! Hoje em dia a maioria das pessoas vem a teologia como algo ruim, o teólogo é visto como alguém prezo a letra, detalhes inúteis e não práticos da palavra, eu já conheci teólogos duros de coração, acho que nem nascidos de novo eram, sem amor para ensinar, visando só criticar, um belo fariseu!

Mas a teologia da bíblia é ótima, ela te ajuda a entender as passagens, palavras, quando aquilo foi dito o contexto, a língua que o novo testamento foi escrito por exemplo foi o grego que é muito rico em definições da mesma palavra e cada detalhe da um entendimento muito maior de tudo. Não estou dizendo que alguém tenha que fazer teologia para ser um cristão ou bom pastor, mas que devemos aprender mais sobre isso pois teologia é a ciência que estuda Deus.

Alguém vai me condenar por querer entender mais do Senhor, você criticaria  um marido que ama sua esposa e deseja conhecer cada detalhe dela? Também aprendemos muito com a história, muitos homens extremamente usados por Deus passaram por essa terra como os REFORMADORES  e muitos outros. 

Mas a maioria dos líderes da atualidade ignora isso, será que seremos tão arrogantes que não vamos aprender com gente que veio antes, em um tempo com menos distrações e realizou muito? Creio que é necessário uma volta aos conceitos antigos, muitas coisas nesse artigo tem conceitos de hermenêutica, que fala sobre a forma de interpretar a bíblia.

O problema no século 21 não é a ignorância bíblica, mas não querer aprender, isso já é negligência, a bíblia diz que Deus levantou alguns para mestres, devemos aprender, hoje quando uma pessoa  vai dialogar com alguém visando a palavra como base é chamado de fanático, ou religioso que não é um elogio.

Muitas vezes pessoas me disseram: "Você está errado, tem que entender com espírito!" Eu me pergunto, que espírito é esse que vai contra a própria palavra? Tem gente que adoram dizer a expressão “a letra mata mas o espírito vivifica” eles querem dizer que ler muito mata teu espírito, mas a bíblia não manda ler, meditar, Deus não mandou Josué meditar dia e noite em (JOSUÉ capitulo 1) ou será que o espírito é alimentado por conversas vans, livros de auto-ajuda e a leitura bíblica atrapalha? UAU QUE LOUCURA.

Muitos ministros quando questionados sobre sua visão, não ser bíblica  usam essa passagem. "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.(2 corntios 3:6)

O que o apóstolo Paulo esta falando aqui, é que estamos em outra aliança e o sentido real do contexto “a letra mata mas o espírito vivifica” é que a letra a palavra ele mata suas justificativas, ela cala toda a desculpa, alto justiça… A bíblia tem que ser obedecida, mas os mandamentos provam que é impossível o homem natural obedecer, porém “ o Espírito vivifica ou capacita”, ele efetua o novo nascimento, ou seja a palavra e o Espírito Santo trabalham juntos. A palavra(lei) instrui, ilumina a mente, mostra o estado de morte espiritual e deplorável do homem, Deus concede o  arrependimento e esse homem é vivificado.

É só você ler no contexto que vai entender, é exatamente isso, e qualquer um faz isso não precisa ser ninguém especial. Meu intuito não é criticar as pessoas mas ajudar, principalmente os pregadores a chegar em uma visão realmente bíblica, e juntos glorificarmos a Deus com um Evangelho digno.


"Glória somente a Deus"
Artigo: Luiz Felipe Ramos
Evangelho Primitivo







Página inicial